A Nova Economia Digital e Seus Princípios

Empreendedorismo digital: você sabe o que é?
28 de junho de 2014
Por que as ideias fracassam? 6 dicas para evitar o insucesso
28 de junho de 2014
Mostre tudo

O que é a nova economia digital e como se beneficiar dela

Sem dúvida alguma já estamos vivendo uma Nova Economia ou Nova Economia Digital - que a cada dia ganhará mais escala. A economia digital já é hoje o centro de muitos negócios e esse novo contexto de grandes mudanças exigirá dos novos empreendedores digitais uma busca por novas estratégias e oportunidades.

 

O que é a nova economia digital e como se beneficiar dela

O que é a nova economia digital e como se beneficiar dela

 

Mas afinal, o que é a Nova Economia Digital?

 

Certamente você já deve ter ouvido falar da economia digital e esse certamente será um termo muito usual daqui em diante.

A nova economia é o novo modelo de negócios que se baseia no uso da tecnologia para facilitar a comunicação, transferência de dados, transações comerciais. Pode ser definida também como o conjunto de regras que denominam o novo conceito de fazer negócios na era digital onde a moeda corrente é a informação.

 

Os 8 princípios da Nova Economia Digital

 

  1. Espaço: com a internet as distâncias geográficas desapareceram. Vivemos em um mundo sem fronteiras: os clientes ou concorrentes estão a apenas um clique de distância.
  2. Tempo: Interatividade, imediatismo. Na internet tempo é dinheiro. Não se pode vender tempo, mas é possível vender a experiência de que o cliente ganhará tempo com você ou com sua empresa.
  3. Qualidade: apesar de ser indiscutível, há quem ainda despreze a qualidade. Mas é preciso lembrar que qualidade não é apenas sinônimo de eficiência ou de ganhos em escala: é uma questão de sobrevivência - e no mundo virtual não é diferente.
  4. Relevância: em meio a tanta informação é preciso ser relevante. Estar onde os clientes estão já não é mais suficiente. É preciso gerar valor e assegurá-lo por um período de tempo maior que o da concorrência.   
  5. Informação e decisões rápidas: hoje não é mais o maior e o melhor que terão destaques (a maior empresa ou a melhor ideia, por exemplo), mas sim o mais rápido. É preciso decidir com rapidez, afinal, em tempos de globalização e escassez de tempo, o valor estará no que você faz com a informação!
  6. Valor: já não está mais baseado somente na margem da venda por unidade, mas sim nas vantagens e serviços agregados (valor percebido). Por esse motivo é preciso se preocupar com a experiência total do consumidor – independente do ramo do seu negócio.
  7. Serviços: Logo veremos também a convergência dos produtos em serviços. Não compraremos mais um tênis, por exemplo, mas uma assinatura que nos permitirá adquirir “x” tênis por determinado tempo.
  8. Crescimento: o marketing viral pode acelerar instantaneamente o seu negócio. Por outro lado, esteja preparado também para gerir crises, quando necessário.

 

Uma nova realidade

 

A tecnologia, que evolui a um ritmo cada vez mais veloz, vem promovendo uma enorme transformação na economia global como um todo. Hoje independente do porte ou área de atuação o sucesso de uma empresa está estritamente relacionado à maneira como ela utiliza a tecnologia.

A nova economia digital é resultado da convergência e integração das quatro principais forças da Tecnologia da Informação: a) redes sociais; b) mobilidade; c) armazenamento em nuvem; e d) fluxo de informação. Outra forte tendência que vem se destacando é a internet das coisas ou a internet de todas as coisas que combina o mundo físico com o mundo virtual.

Estamos vivendo o impacto do início de uma nova era em que a economia digital permeará todos os setores e que em breve deverá ser responsável também por uma importante parcela dos ganhos reais das organizações e dos empreendedores digitais, que souberem se apropriar desta vantagem competitiva para ser o novo empreendedor da nova economia digital.

E, então, já pensou em como participar dessa revolução da nova economia digital? Não fique de fora!

 

Vamos lá? Pronto para ser um Novo Empreendedor Digital?

Equipe NED
Equipe NED
Nós somos os NEDs - Novos Empreendedores Digitais. Fale conosco: contato@novoempreendedordigital.com.br