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Como ter uma marca forte e ser encontrado nos mecanismos de buscas

No post Por onde começar um negócio na internet? falamos sobre os cinco passos para se tornar um empreendedor digital e, sem dúvida alguma, dois dos pontos decisivos é a escolha do nome da marca, seguido pela escolha do domínio - já que necessariamente devem estar correlacionados.

Por mais óbvio que possa parecer a escolha do domínio, ou seja, da URL, é um dos fatores críticos do sucesso do seu negócio da internet e a opção errada pode fazer com que as pessoas não localizem sua marca na internet e pior: pode definitivamente levar o seu projeto por água abaixo...

Entenda os motivos a seguir.

 

Por que se preocupar com as URLs?

 

Como ter uma marca forte e ser encontrado nos mecanismos de buscas

Como ter uma marca forte e ser encontrado nos mecanismos de buscas

 

Como você saber, a URL (uniform resource locator) é o seu endereço na internet, seu cartão de visita e, portanto, você deveria se preocupar em ter boas URLs porque elas são recompensadas. Como assim? É isso mesmo.

Ter uma boa URL o ajudará a ser encontrado pelos mecanismos de buscas e consequentemente a ter uma boa posição nos resultados dessas buscas. Por outro lado, ter uma URL ruim pode prejudicar e muito o seu negócio na internet.

O tema é tão importante que em 2007, Aaron Goldman autor do livro “Tudo o que sei sobre marketing aprendi com o Google” criou o site GoodUrlBadUrl, e como você deve imaginar o site traz as melhores e as piores URLs do mundo. Aqui vão algumas dicas do autor.

4 regras básicas para ter uma boa URL

 

  1. Sempre que possível, use nomedasuamarca.com (ou .com.br aqui no Brasil);
  2. Se não tiver disponível, use nomedasuamarca.net.
  3. Se .com e .net já estiverem tomados, encontre um novo nome de marca. É sério!
  4. Use seuslogan.com (ou .com.br aqui no Brasil) ao rodar uma campanha de mídia integrada;
  5. Use nomes curtos e memoráveis.

10 dicas para divulgar sua URL

 

Ao divulgar o seu site ou determinada ação promocional é recomendado que você:

 

  1. Não use acrônimos, abreviaturas ou números a menos que sua maca seja bem conhecida dessa forma;
  2. Não use seuproduto.com (ou .com.br aqui no Brasil) ou suacategoria.com (ou .com.br aqui no Brasil) como um substituto para o nome da sua marca. Eles só devem ser usados como complementos.
  3. Não use hífens (-) nem barras (/);
  4. Não inclua o www ao divulgar sua URL. Não sabemos ir à World Wide Web para encontrá-lo;
  5. Não inclua http://. Se o seu público não for experiente o suficiente na web para saber onde digitar a URL, você não deveria ter um site;
  6. Não usetudoemminúsculas (nem sempre é fácil saber onde começa e onde termina uma palavra);
  7. IDEMPARATUDOMAIÚSCULA;
  8. Não corte as palavras em linhas diferentes;
  9. Em inglês, não use palavras que requeiram apóstrofos (‘).
  10. Não coloque a sua URL no final de um anúncio, seja impresso ou online.

 

As piores URLs da história

 

Aqui vão alguns exemplos do uso errado de algumas URLs:

 

  1. speedofast.com (Speed of Art, não Speed-O Fast, a não ser que você queira participar de um concurso de velocidade de puns);
  2. bigalsonline.com (Bigs Al’s Online, não Big Also on Line, grande e ligado?);
  3. gotahoe.com (Go Tahoe, não Gotta Hoe, só se você precisar de alguém para capinar sua chácara);
  4. penisland.com (Pen Island, não Terra do Pênis...);
  5. therapistfinder.com (Therapist Finder não Teh Rapist Finder – quem quer encontrar estupradores?);
  6. whorepresents.com (Who Represents, não Whore Presents – o que será que uma prostituta pode apresentar?);
  7. graphicartsexexchange.com (Graphic Arts Exchange, não Graphic Art Sex Exchange – troca de sexo nas artes gráficas?).

 

Viram que diferença algumas letras maiúsculas podem fazer? Ao aprender a otimizar as suas URLs você também logo perceberá a diferença e certamente terá um aumento significativo no tráfego do seu site.

 

Como criar URLs amigáveis

 

Lembre-se de que a URL deve ser sempre amigável, ou seja, de fácil identificação pelos mecanismos de buscas e memorização pelo público-alvo.  Mas como criar URLs perfeitas na prática? Confira algumas dicas a seguir.

  • .htaccess:

 

Caso você utilize um servidor Apache provavelmente terá que editar o arquivo .htaccess para criar os redirecionamentos com uma reescrita padrão de URL, da seguinte forma:

RewriteEngineOn
RewriteRule ^(

[^/]*)/([^/]*)$ /index.php?categoria=$1&post=$2 [L]

 

De acordo com a nova regra que você estabeleceu, as variáveis captadas serão aqueles entre as barras (/) da URL:

http://www.novoempreendedordigital.com.br/blog/redirecionamento-de-urls

Elas serão lidas pelo servidor da seguinte forma:

http://www.novoempreendedordigital.com.br/index.php?categoria=blog&post=redirecionamento-de-urls

 

  • Permalinks do WordPress

 

No WordPress a configuração é a padrão, no entanto você pode configurar os permalinks em: Configurações > Links Permanentes.

Para que as URLs sejam otimizadas sugerimos alterar a opção para estrutura personalizada para que os posts apareçam com a estrutura de /categoria/nome-do-post que é hoje a maneira mais convencional de utilização.

 

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Equipe NED
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