Graças à internet, o sonho do negócio próprio se tornou possível e viável - motivo pelo qual o empreendedorismo digital tem se apresentado como uma alternativa aos novos investimentos, em função de suas oportunidades.
Empreendedorismo digital é um modelo de negócio (repetível e escalável ou não), baseado na criação e/ou distribuição de produtos próprios ou de terceiros em um meio digital. Aos novos negócios escaláveis dá-se o nome de startup. Outros negócios comuns são sites, blogs, lojas virtuais (e-commerces), franquias virtuais, plataformas digitais (mobile, EAD, etc.), aplicativos, etc.
E é neste ambiente tecnológico e dinâmico que muitos novos negócios nascem diariamente e onde o futuro se revela ainda mais promissor.
Ao contrário do que muitos pensam, um empreendedor digital, ou seja, o responsável por fomentar o empreendedorismo digital, não tem necessariamente o estereótipo de um “nerd” em idade universitária daqueles que, provavelmente deva passar o dia todo sentado à frente de um computador pesquisando novos meios de enriquecer antes dos trinta... e, nem tampouco de uma pessoa frustrada que não deu certo em outras áreas e que, por fim, decidiu se aventurar na internet e no empreendedorismo digital, tentando a sorte como um empreendedor digital...
Assim, podemos dizer que o novo empreendedor digital (NED) é uma pessoa comum - assim como nós – fundador ou cofundador de um negócio ou geralmente idealizador de um projeto digital. São pessoas que já têm nessa atividade sua principal fonte de renda ou que trabalham paralelamente, ganhando uma renda extra - e com isso fazendo girar a máquina da nova economia digital.
O empreendedor digital têm diversas habilidades pessoais e profissionais e entre elas, duas que consideramos mais importantes:
a) a capacidade de identificar e avaliar novas oportunidades de negócios; e
b) a facilidade de colocar os planos em execução.
Portanto, se você é um visionário e têm prazer de fazer as "coisas acontecerem", ou seja, se você é daqueles que dá vida as ideias e que não desiste facilmente, têm grandes chances de ser o próximo empreendedor digital.
Mas, será que o empreendedorismo digital é mesmo uma boa alternativa?
Sim! Não tenha dúvida!
Apesar de parecer tarde (se comparado a outros países), o empreendedorismo digital ganha cada vez mais força no Brasil.
Você sabia, por exemplo, que o país é hoje, segundo a Babson College, um dos países que concentra o maior número de empreendedores do planeta? E também que já somos um dos maiores pólos de atração de investimento em negócios digitais no mundo? Tanto é verdade que, muitas empresas que antes atuavam apenas no comércio offline passaram a investir no meio online, como é o caso da Americas.com.
Confira a seguir outros 5 motivos do porque você deve investir em um negócio digital:
Portanto, sem dúvida alguma, o empreendedorismo digital é uma excelente alternativa para investimento.
Pronto! Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital e quem é o novo empreendedor digital. Esperamos também que tenha identificado quais são as suas oportunidades reais de ingressar neste segmento (mas se ainda não, nos posts seguintes iremos ajudá-lo).
Mas, antes de sair por aí desengavetando projetos antigos ou de decidir "viver disso" deixamos também outras três dicas não menos importantes, para que você considere antes de iniciar o seu negócio digital:
Vamos lá? Pronto para ser um Novo Empreendedor Digital?