Empreendedorismo digital: você sabe o que é?

A Nova Economia Digital e Seus Princípios
28 de junho de 2014
Mostre tudo

Por que empreender na internet?

Graças à internet, o sonho do negócio próprio se tornou possível e viável - motivo pelo qual o empreendedorismo digital tem se apresentado como uma alternativa aos novos investimentos, em função de suas oportunidades.

 

Mas afinal, o que é empreendedorismo digital?

 

Por que empreender na internet?

Por que empreender na internet?

 

Empreendedorismo digital é um modelo de negócio (repetível e escalável ou não), baseado na criação e/ou distribuição de produtos próprios ou de terceiros em um meio digital. Aos novos negócios escaláveis dá-se o nome de startup. Outros negócios comuns são sites, blogs, lojas virtuais (e-commerces), franquias virtuais, plataformas digitais (mobile, EAD, etc.), aplicativos, etc.

E é neste ambiente tecnológico e dinâmico que muitos novos negócios nascem diariamente e onde o futuro se revela ainda mais promissor.

Quem é o novo empreendedor digital?

 

Ao contrário do que muitos pensam, um empreendedor digital, ou seja, o responsável por fomentar o empreendedorismo digital, não tem necessariamente o estereótipo de um “nerd” em idade universitária daqueles que, provavelmente deva passar o dia todo sentado à frente de um computador pesquisando novos meios de enriquecer antes dos trinta... e, nem tampouco de uma pessoa frustrada que não deu certo em outras áreas e que, por fim, decidiu se aventurar na internet e no empreendedorismo digital, tentando a sorte como um empreendedor digital...

Assim, podemos dizer que o novo empreendedor digital (NED) é uma pessoa comum - assim como nós – fundador ou cofundador de um negócio ou geralmente idealizador de um projeto digital. São pessoas que já têm nessa atividade sua principal fonte de renda ou que trabalham paralelamente, ganhando uma renda extra - e com isso fazendo girar a máquina da nova economia digital.

O empreendedor digital têm diversas habilidades pessoais e profissionais e entre elas, duas que consideramos mais importantes:

 

a) a capacidade de identificar e avaliar novas oportunidades de negócios; e

b) a facilidade de colocar os planos em execução.

 

Portanto, se você é um visionário e têm prazer de fazer as "coisas acontecerem", ou seja, se você é daqueles que dá vida as ideias e que não desiste facilmente, têm grandes chances de ser o próximo empreendedor digital

Mas, será que o empreendedorismo digital é mesmo uma boa alternativa?

 

Por que investir em um negócio digital? 

Sim! Não tenha dúvida!

Apesar de parecer tarde (se comparado a outros países), o empreendedorismo digital ganha cada vez mais força no Brasil.

Você sabia, por exemplo, que o país é hoje, segundo a Babson College, um dos países que concentra o maior número de empreendedores do planeta? E também que já somos um dos maiores pólos de atração de investimento em negócios digitais no mundo? Tanto é verdade que, muitas empresas que antes atuavam apenas no comércio offline passaram a investir no meio online, como é o caso da Americas.com.

Confira a seguir outros 5 motivos do porque você deve investir em um negócio digital:

 

5 motivos para investir no empreendedorismo digital:

 

  1. Barreiras de entrada: os investimentos iniciais geralmente são baixos, se comparados com outros negócios - o que atrai cada vez mais investidores;
  2. Aumento da concentração de startups: hoje estima-se que existam cerca de 6.300 investidores que investem em média de 50.000 a 500.000 dólares em um novo negócio, geralmente associados à internet. O número de aceleradoras também aumentou: hoje já são cerca de 30.
  3. Acesso à internet: com o crescimento da classe média na última década, os esforços do governo para conectar o país resultaram em cerca de 100 milhões de brasileiros online. Estimativas preveem que 80% da população tenha acesso à internet até 2016.
  4. Presença nas mídias digitais: segundo divulgação recente do relatório do eMarketer, 79% dos usuários de internet no Brasil (cerca de 78 milhões de pessoas) estão presentes nas mídias sociais, onde já gastamos cerca de 36% do tempo online. Só o Facebook recebe diariamente 47 milhões de acessos.
  5. Movimentação do E-commerce: faturamento de R$ 12,74 bilhões de reais só no primeiro trimestre desse ano o que representa 24% de crescimento se comparado com o ano anterior. Segundo relatório do eMarketer os brasileiros irão gastar um total de US$ 13,26 bilhões em compras online este ano ( + de 14,8% em relação a 2012).
empreendedorismo-digital-em-alta

O empreendedorismo digital está em alta no Brasil

 

Portanto, sem dúvida alguma, o empreendedorismo digital é uma excelente alternativa para investimento.

 

Leia antes de iniciar seu negócio:

 

Pronto! Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital e quem é o novo empreendedor digital. Esperamos também que tenha identificado quais são as suas oportunidades reais de ingressar neste segmento (mas se ainda não, nos posts seguintes iremos ajudá-lo).

Mas, antes de sair por aí desengavetando projetos antigos ou de decidir "viver disso" deixamos também outras três dicas não menos importantes, para que você considere antes de iniciar o seu negócio digital:

  • Não se iluda: você não ganhará dinheiro de um dia para o outro. Os investimentos na internet, assim como qualquer outro levam um tempo para serem pagos, ou seja, os retornos são a médio e longo prazo (dependendo do ramo de atuação).
  • Desconfie do que é muito fácil: tudo o que vem fácil vai fácil. Não acredite em fórmulas mágicas, que prometem resultados sem qualquer esforço. Sucesso antes de trabalho, só mesmo no dicionário. Portanto, cuidado! A internet também é alvo de muitos golpistas e de pessoas oportunistas.
  • Crie e difunda valor: independente do seu foco nos negócios, faça tudo com paixão e o dinheiro virá como consequência de um trabalho bem feito e reconhecido (exatamente nessa ordem!).

 

Vamos lá? Pronto para ser um Novo Empreendedor Digital?

Equipe NED
Equipe NED
Nós somos os NEDs - Novos Empreendedores Digitais. Fale conosco: contato@novoempreendedordigital.com.br