Infoproduto o que é e como ter um campeão de vendas

Despeça seu chefe! Mas não agora: 20 mitos e verdades sobre empreender na internet
29 de junho de 2014
O DNA do Novo Empreendedor Digital
3 de agosto de 2014
Mostre tudo

Você sabe o que é um infoproduto?

Você certamente já deve ter ouvido falar muitas vezes no termo infoproduto – e quem sabe até mesmo já ter adquirido algum. Mas você sabe exatamente o que é um infoproduto?

O que é um infoproduto?

 

Você sabe o que é um infoproduto?

Você sabe o que é um infoproduto?

Infoprodutos conhecidos também como produtos de informação são todos aqueles produtos vendidos na internet, ou seja, em formato digital resultados da compilação de várias informações. E outras palavras, um infoproduto é um conjunto de informações que vão solucionar determinado(s) problema(s) do segmento-alvo ou ajuda-los a facilitar sua vida.

Os aprendizados podem variar de: como aprender a tocar violão a como parar de fumar ou a como utilizar técnicas de marketing pessoal para ser selecionado em uma entrevista de emprego à como emagrecer. Hoje em dia praticamente tudo pode ser ensinado e aprendido através da internet que eliminou muitas barreiras como a questão geográfica ou mesmo de custos.

7 infoprodutos mais comuns e ferramentas

 

Embora hoje já existam inúmeros formatos de infoprodutos disponíveis, as formas mais comuns de apresentação são:

 

  1. E-books: também conhecidos como livros digitais são um dos infoprodutos mais populares na internet tendo em vista que são mais simples de serem criados e distribuídos – se comparados com os demais tipos de infoprodutos. O formato padrão de distribuição mais recomendável para assegurar seus direitos é o PDF. Ferramentas: para produção: Microsoft Word; para leitura: Adobe Reader;
  1. Video-aulas/palestras: outra forma de infoproduto muito utilizada, os vídeos são sem dúvida alguma uma das maiores estratégias para captação de leads e para conversão de vendas. Podem ser gravados com equipamentos profissionais ou mesmo com um celular. O conteúdo pode variar entre aulas rápidas, dicas ou cursos completos.  Depois de finalizados podem ser disponibilizados gratuitamente ou vendidos separadamente ou em pacotes (cursos completos disponibilizados em áreas de membros, ou seja, áreas restritas). Ferramentas: para gravação – câmeras profissionais, de celular ou PC; Para edição: Windows Movie Maker, Camtasia, Webinaria; Para hospedagem: Youtube, Vimeo, Magic Members.
  1. Screencasts: se você não tem muita habilidade com a câmera ou prefere gravar apenas o conteúdo que irá disponibilizar, a melhor maneira de fazer é a através dos screencasts que nada mais é do que um vídeo gravado a partir da captura tela do computador (screenshot), ou vídeo onscreen como muitos dizem também. Essa técnica é muito interessante para cursos que ensinam o passo a passo, desde como acessar um site a como fazer determinada ação, por exemplo. Ferramentas: para gravação: oCam, Screncast-o-matic; Para edição: Windows Movie Maker, Camtasia, Webinaria; Para hospedagem: Youtube, Vimeo, Magic Members.
  1. Audiobooks: são os livros narrados e compactados em formato MP3, geralmente disponibilizados em uma única versão não muito longa ou em séries, ou seja, em várias edições para não cansar o ouvinte. A grande vantagem de utilizá-lo é que as pessoas podem ouvi-lo em qualquer lugar: através do smartphone, celular, carro, etc. Ferramentas: para produção: Audiobook Cutter; para reprodução: Media Player, Ipod, etc.
  1. Podcast: gravações de áudio que são similares aos programas veiculados em  rádios e que podem apresentar entrevistas ou bate-papos entre convidados sobre determinado tema. Embora menos utilizado, pode ser também apenas a narração de um conteúdo. Seu conteúdo pode ser gravado direto de conferências como no Skype, por exemplo. Ferramentas: Skype recorder; Hospedagem: Soundcloud,
  1. Programas para membros: também conhecidos como sites de membros, programa para membros ou memberships, são sites de acesso restrito, ou seja, somente as pessoas que, geralmente, pagam pela adesão através de uma assinatura, tem acesso ao conteúdo do site. Ferramentas: Hotmembers.
  1. eMagazines: também chamadas de eZines, são revistas eletrônicas que podem ser produzidas em formato PDF ou em formato de conteúdo privado. As eMagazines possuem uma periodicidade definida e são enviadas aos interessados, geralmente mediante a uma taxa de adesão ou utilizadas como iscas digitais.

 

Além disso, você também pode combinar em kits vários infoprodutos, oferecendo para o seu público-alvo um conjunto de soluções, disponíveis em vários formatos.

 

 

3 dicas para elaborar um infoproduto campeão de vendas

 

Como ter um infoproduto campeão de vendas

Como ter um infoproduto campeão de vendas

Para criar um infoproduto campeão você deve se preocupar com três aspectos indispensáveis:

  1. Pesquisa: dedique tempo para pesquisar sobre o segmento-alvo e o tema que você pretende falar. Para quem é o infoproduto?  Que tipo de infoproduto é mais eficaz para esse público? Sobre o conteúdo, se você já tiver algum material pré-selecionado e de autoria própria, excelente, mas não se esqueça de se atualizar para disponibilizar para seu público-alvo o melhor conteúdo. Não economize tempo!
  1. Planejamento: se preocupe também em planejar o seu projeto. Escolha o tipo de infoproduto que irá trabalhar e levante todas as necessidades relacionadas a softwares, equipamentos, etc. Estabeleça também o seu objetivo com ele: gerar leads, vender, utilizar como isca para outro produto/serviço pago, etc. Se você preferir também pode terceirizar o serviço de produção do seu infoproduto, mas de qualquer forma precisa ter muito claro qual é o seu objetivo com ele.
  1. Criação: depois de selecionar o material e de produzir o infoproduto, não se esqueça de revisar tudo ou de aprovar o projeto somente se estiver da forma como deseja. Agora pense em como você irá disponibilizá-lo e passe a trabalhar diretamente com as questões de comunicação e marketing. Que nome chamará mais a atenção? Caso seja vendido, qual será o preço cobrado?

 

Para ter um infoproduto campeão é preciso compreender qual é o melhor formato de conteúdo para o seu público-alvo. Afinal, de nada adiantará ter um lindo infoproduto, investir tempo e dinheiro em sua produção e não alcançar seus objetivos. 

 

Vamos lá? Pronto para ser um Novo Empreendedor Digital?

Equipe NED
Equipe NED
Nós somos os NEDs - Novos Empreendedores Digitais. Fale conosco: contato@novoempreendedordigital.com.br