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Como escolher um nicho para trabalhar a sua ideia

Como escolher um nicho? Não basta ter somente uma “boa ideia” e querer transformá-la em um negócio. Assim, ter uma boa ideia não irá garantir seu sucesso. Ela precisa ser viável, ou seja, do ponto de vista estratégico, a ideia precisa ser a resposta a uma necessidade do mercado (portanto, deve fazer sentido para um grupo de pessoas - além de você e de sua mãe) como já dissemos no post anterior Por que as ideias fracassam? e se você ainda não leu, sugerimos que leia.

Assim, antes de mais nada vale a pena ressaltar, mais uma vez, que as premissas básicas para a criação de um novo negócio, produto ou serviço, sejam estes negócios digitais ou não, devem considerar: a) que existem pessoas com determinada(s) necessidade(s) que seja(m) satisfeita(s) com a compra daquele produto ou serviço; b) que o interessado tenha poder aquisitivo para adquiri-lo e c) que ajam condições para efetuar a compra.

Outra questão importante é que você, como novo empreendedor digital deve depois de validar sua ideia, definir a sua forma de atuar no mercado. Entenda que por mais perfeita que seja a sua ideia, você não poderá atender a todas as pessoas, com a mesma solução (ou pelo menos não da mesma forma). Portanto, deve também se preocupar em segmentar o mercado para que, dessa forma, você possa ser ao menos a melhor solução para um grupo de pessoas.

Sim, a internet é sim um meio de comunicação de massa, mas dificilmente você atingirá todo mundo (ah, que bom seria! Será? Mas isso é um assunto para outro post).

Então, como segmentar um mercado na internet? Como escolher um nicho de mercado atrativo e rentável?

 

O que é um nicho de mercado?

Segundo Kotler, um segmento de mercado consiste em um grande grupo que é identificado a partir de suas preferências, poder de compra, localização geográfica, atitudes de compra e hábitos de compras similares. Um nicho é um segmento pequeno e distinto, que pode ser atendido exclusivamente. De acordo com Kotler, um nicho de mercado é um grupo definido mais estritamente, um mercado cujas oportunidades não estão sendo totalmente satisfeitas. De maneira geral, os nichos são identificados pela subdivisão de um segmento.

 

Nicho é um grupo mais restrito de compradores.

As empresas identificam nichos dividindo um segmento em vários subsegmentos.

Os nichos de mercado são bem menores.

As empresas de nichos conhecem bem melhor as necessidades de seus consumidores.

 

Para iniciar sua pesquisa, você pode começar com o próprio Google (que oferece importantes insights com o autocompletar). Veja alguns exemplos:

 

Exemplo de pesquisa de nicho de mercado: Mercado: ensino; Nicho: contabilidade para concurso público

Exemplo de pesquisa de nicho de mercado:
Mercado: ensino; Nicho: contabilidade para concurso público

 

Exemplo de pesquisa de nicho de mercado  Mercado: vestuário; Nicho: roupa infantil para festas (batizados, casamentos, etc.)

Exemplo de pesquisa de nicho de mercado
Mercado: vestuário; Nicho: roupa infantil para festas (batizados, casamentos, etc.)

 

Exemplo de pesquisa de nicho de mercado Mercado: artesanato; Nicho: artesanato para festas  (lembrancinhas de casamento, festa de 15 anos, etc.)

Exemplo de pesquisa de nicho de mercado
Mercado: artesanato; Nicho: artesanato para festas
(lembrancinhas de casamento, festa de 15 anos, etc.)

 

Exemplo de pesquisa de nicho de mercado  Mercado: turismo; Nicho: viagens para grupos (solteiros, roteiros para terceira idade, etc.)

Exemplo de pesquisa de nicho de mercado
Mercado: turismo; Nicho: viagens para grupos (solteiros, roteiros para terceira idade, etc.)

 

O ideal é que você faça um estudo completo sobre o nicho de interesse, avaliando todas as oportunidades  de negócios e para isso pode utilizar ferramentas como o planejador de palavras- chave do Google Adwords.

 

4 erros mais comuns na escolha de um nicho

 

Embora pareça ser fácil, muitos empreendedores pecam na escolha no segmento ou nicho simplesmente por não considerar que um segmento deve ser identificável, mensurável, acessível e rentável (porque, afinal das contas, você dificilmente saberá quais são as suas reais oportunidades se não souber antes o tamanho do mercado que tem nas mãos. Lembre-se também que sem métricas claramente definidas será impossível medir seu próprio desempenho).

Vamos ver outros erros mais comuns na escolha de um nicho:

  • Pense apenas no que lhe dá prazer! Esqueça o problema a ser atendido: pensar apenas no que nos dá prazer pode e não pode significar algum valor para o mercado, ou seja, para o qual não existe demanda (e nesse caso o ideal é que seja algo de valor, é claro!). Fica a dica: transforme sua paixão em valor e atue em nichos específicos.
  • Fale para quem não conhece e sobre o que não você não tem o mínimo de conhecimento (ou não se esforce para aprender sobre o que quer falar): não saiba exatamente para quem está falando e não seja suficientemente bom em alguma coisa. Fale sobre tudo e para todos. Dane-se a audiência qualificada! Fica a dica: queira ser tudo para todos, perca o foco e acabe não sendo nada para ninguém!  Mantenha o foco! Escolha e invista em um nicho no qual você tem certeza que poderá responder às suas necessidades (“curar” suas dores).
  • Não reme contra a maré. Siga a multidão: é simples! Faça o que todo mundo faz e da mesma forma e você chegará aonde todos já chegaram! Quanto mais “sangrento” o mercado, menores os ganhos reais - principalmente se você não tiver um diferencial. Fica a dica: evite os “modismos”. Procure o seu Oceano Azul na internet. Escolha um nicho, foque nele e crie uma proposta de valor única. Seja único! Pense fora da caixinha...
  • Venda! Venda! Venda! Essa é a fórmula do fracasso = coloque o dinheiro em primeiro lugar + se torne um classificado online de anúncios + faça SPAM + engane os consumidores (eles são bobinhos e acreditam em qualquer fórmula mágica!). Fica a dica: ao escolher um nicho de mercado, ofereça e agregue valor para o seu público. Atenda as necessidades não atendidas, responda as perguntas não respondidas. Seja a solução e não um problema! Acredite: lucro é consequência de um trabalho bem feito!

 

Acerte no alvo!

 

A escolha certa do nicho é que fará com que seus objetivos sejam atingidos

A escolha certa do nicho é que fará com que seus objetivos sejam atingidos

 

As regras do marketing são as mesmas para o ambiente offline ou online e desrespeitá-las pode invalidar sua ideia em pouquíssimo tempo! Assim, atuar em nichos permitirá a você trabalhar em um ambiente onde a concorrência é menor e as oportunidades são bem maiores. Pense nisso.

Desde que você se dedique, faça um trabalho bem feito, estude constantemente o seu público-alvo e inove na maneira de apresentar a sua solução têm grandes chances de se destacar, ganhando autoridade em determinada área e a credibilidade necessária do mercado e na internet.

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Equipe NED
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